Hipertensão
Segundo dados da SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão), cerca de 33% da população brasileira sofre com pressão alta. Este dado é preocupante, visto que a doença muitas vezes é silenciosa, os sintomas podem ser leves ou inexistentes, o que dificulta a procura por tratamento.
A pressão arterial empurra o sangue pelas artérias, bombeado pelo coração, levando assim todo o suprimento necessário para o funcionamento dos órgãos e do nosso corpo. Quando ela está elevada, o coração precisa se esforçar mais para bombear o sangue, o que pode ocasionar doenças graves, como acidentes vasculares (como derrame), insuficiência renal ou cardíaca. Esta doença pode causar até a paralisação dos rins.
Alguns dos sintomas que podem aparecer são dores de cabeça, cansaço, tontura e sangramento no nariz. Porém, a única maneira de fazer o diagnóstico é aferindo a pressão regularmente, se estiver maior ou igual a 13x9, o paciente já é considerado hipertenso.
Dentre os fatores de risco para desenvolver a doença estão a hereditariedade, a obesidade e o tabagismo. Podemos prevenir sua ocorrência, portanto, mantendo hábitos de alimentação saudáveis, com consumo reduzido de industrializados e de sal, e praticando exercícios físicos regularmente.
Endereço
Av. José Munia, 7075
Jardim Vivendas
São José do Rio Preto - SP,
15085-350
Telefones
+55 17 3355-9200
+55 17 99269-9542